Mestranda
Alzenir Gomes de Medeiros²
Resumo
O presente artigo aborda sobre a alfabetização e o processo de aquisição da leitura e da escrita. Inicia discorrendo sobre o que é esse processo e, em seguida, apresenta teorias de autores renomados sobre como esse processo ocorre. Finaliza fazendo uma abordagem relacionada aos embates teórico-metodológicos envolvidos na prática alfabetizadora.
Palavras-chave: Alfabetização. Processo. Aquisição. Leitura. Escrita.
__________________
Artigo apresentado à disciplina de Psicologia da Educação do Mestrado em Educação, ministrada pela professora ISABELLA VIRGÍNIO.
² Mestranda em Educação pela Florida Christian University (FCU). Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Quixadá-CE. E-mail: alzenirab@hotmail.com.
1 Introdução
Neste artigo, procuramos tecer algumas considerações sobre a alfabetização e o processo de aquisição da leitura e da escrita, tendo como fundamentação teórica os estudos realizados principalmente por Piaget (1997); Ferreiro e colaboradores (1991;1995); Kato (1994); Vygotsky (1997) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental (1997). Também discorremos sobre os embates teórico-metodológicos que envolvem a prática da alfabetização, contando com as contribuições teóricas de Cagliari (1999); Soares (1999) e Oswald (1997).
2 Processo de aquisição da leitura e da escrita
Aprender a ler e escrever, isto é, tornar-se alfabetizado significa adquirir uma
tecnologia, a de decodificar a língua escrita (ler) e a de codificar a língua falada (escrever). Não basta, porém, adquirir essa tecnologia, é preciso apropriar-se da leitura e da escrita, articulando-as ou dissociando-as das práticas de interação comunicativa, conforme as situações cotidianas. Em outras palavras, não basta a alfabetização, é preciso atingir o letramento, que é o