TRABALHO LETICIA
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
Produção textual individual
Curvelo
2015
letícia de souza ribeiro
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
Produção textual individual
Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [ Alfabetização e letramento, Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto- Juvenil, Seminário Interdisciplinar V ].
Orientador: Profs: Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana Boni, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini.
Curvelo
2015
Introdução O enredo deste estudo tende a analisar a obra chamada Sítio do Picapau Amarelo que é uma série de vinte e três livros de fantasia, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato entre1920 e 1947. Tem atravessado gerações e geralmente representa a literatura infantil brasileira. O conceito foi introduzido de um livro anterior de Lobato, A Menina do Narizinho Arrebitado (1920), a história sendo mais tarde republicada como o primeiro capítulo de Reinações de Narizinho (1931), que é o livro que serve de propulsor à série Sítio do Picapau Amarelo. Precedentemente, Lobato já havia publicado os volumes O Saci (Paulista1921), Fábulas (1922), As aventuras de Hans Staden (1927) e Peter Pan (1930).
O cenário principal é um sítio, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série, onde mora Dona Benta, uma velha de mais de sessenta anos que vive em companhia de sua neta Lúcia, ou Narizinho como todos dizem e a empregada Tia Nastácia. Narizinho tem como amiga inseparável uma boneca de pano velha chamada Emília, feita por Tia Nastácia. Em um dos capítulos de Reinações de Narizinho, Emília começa a falar graças á pílula falante do Doutor Caramujo, um médico afamado do Reino das águas claras, um palácio que fica no fundo do ribeirão do sítio. Durante as férias escolares, Pedrinho,