processo civil
CURSO: ATUALIZAÇÃO GRAMATICAL
SUMÁRIO
Aula 1
O porquê de escrever e falar corretamente
Língua falada e Língua escrita
Uso do Há e a
Crase
Aula 2
Acentuação gráfica
Ortografia
Aula 3
Os porquês
Pronomes demonstrativos
Colocação pronominal
Aula 4
Verbos
Concordância
Regência
Aula 5
Pontuação
Problemas gerais da língua culta
Dicas para o processo seletivo
Referências Bibliográficas
1
Programa CIEE de Educação a Distância
AULA 1
O porquê de escrever e falar corretamente
A comunicação escrita é um reflexo das nossas leituras, de nossa intimidade com as palavras, dos valores e dos conceitos de vida que defendemos.
Errar é humano... Mas ninguém gosta de comprovar sua natureza humana por esse caminho. Nem mesmo quando o erro é de Português. Vem sempre uma frustraçãozinha danada se a gente erra, mesmo sabendo que se comunicou.
Além de escrever certo, é preciso ter amor à leitura, desenvolver o hábito da reflexão e ser capaz de produzir textos agradáveis e convincentes.
“Saber escrever bem é transmitir ideias consistentes com a agilidade que os meios de hoje impõem. Saber escrever bem é ser um artista das palavras. E todos nós, empresas e profissionais, precisamos redescobrir urgentemente a eficiência dessa arte” (Paulo Nathanael Pereira de Souza).
“Na vida pessoal, dominar um idioma pode ser a base de projetos de vida bem sucedidos. Já no campo profissional pode fazer a diferença entre o emprego e desemprego” ( Luiz Gonzaga Bertelli).
A competência profissional é questionada quando um indivíduo se expressa mal, pois pode ser avaliado como alguém sem preparo e com lacunas na sua formação.
Quem escreve bem, pensa bem, expressa com clareza suas ideias, apresenta argumentos capazes de convencer pessoas.
Etimologicamente, comunicação significa tornar comum, trocar opiniões, fazer saber, implica participação, interação, troca de mensagens. É um processo de