Processamento de Polpa de Fruta
Setembro 2014
1. DESCRIÇÃO DO PROJETO
1.2. TÍTULO DO PROJETO:
Implantação de unidade de produção de polpa de frutas.
1.3. OBJETIVOS:
* Ampliar e modernizar a produção;
* Reduzir o desperdício das frutas cultivadas na região;
* Garantir a comercialização da polpa de fruta;
* Incentivar e fortalecer a agricultura familiar;
* Elevar o padrão de vida das famílias da comunidade.
1.4. JUSTIFICATIVA:
Baseando-se na crescente produção produtos alimentícios e a exigência do consumidor nos últimos anos, a necessidade de serem seguidas as normas vigentes para o controle de processos produtivos é cada vez mais acentuada, ou seja, todo o controle sanitário de produtos e serviços direcionada a um processamento isento de quaisquer contaminante é fator predominante na produção de alimentos.
O investimento na construção de uma unidade de casa de processamento para a comunidade, referente à transformação de frutas em polpa, é uma medida importante, pois é agregado valor econômico à fruta, evitando desperdício e minimizando perdas que ocorrem na área de comercialização de produtos in natura, trazendo assim uma melhor prática e conservação das características químicas, físicas e organolépticas. Vem a contribuir também para a população, pois se trata uma renda extra de maior valor econômico, possibilitando uma melhor qualidade de vida, fixação da mão-de-obra no campo e contribuindo também para novas oportunidades de emprego para mulheres.
Por meio desta, visamos associar a aprovação de tal projeto para organizar a comercialização da produção de polpa de frutas, visando a RDC nº 216 de 15 de setembro de 2004, ou seja, que a produção ocorra de maneira adequada, dentro de todos os padrões sanitários exigidos.
1.5. INFORMAÇÕES DA CADEIA PRODUTIVA:
O processamento de polpa de fruta é uma atividade agroindustrial muito importante que se incorpora valor econômico á fruta evitando desperdício e diminuindo perdas da