Néctar
Há vários métodos para a fabricação de polpas e néctar de frutas. Eles se baseiam principalmente nos processos finais de conservação do produto, e, os principais processos são:
-processo
-processo
-processo
-processo
de enchimento a quente ou processo “hot-filling”; de conservação por meio de aditivos químicos; de conservação por congelamento; asséptico. O processamento de frutas tem as seguintes vantagens:
•
•
•
•
•
•
•
Aumentar a vida útil do alimento;
Uniformizar a sua qualidade;
Facilitar a sua distribuição;
Facilitar seu preparo;
Melhorar, em alguns casos, a sua palatabilidade, digestibilidade e valor nutritivo; Melhorar a sua qualidade sanitária;
Reduzir as perdas e aumentar a disponibilidade.
As principais desvantagens são:
● Alterar as qualidades organolépticas do alimento;
● Diminuir o seu valor nutritivo;
● Aumentar o seu custo.
Por ser um produto altamente complexo, é difícil o controle de todas as variáveis, durante o processamento do alimento. Portanto, por mais sofisticadas que seja, as técnicas empregadas em um processamento, o alimento final industrializado, apresenta sempre características organolépticas distintas daquelas que são próprias do produto in natura. Para o consumidor, o atributo mais importante é a cor do alimento, pois dificilmente é aceito aquele que não apresente a sua cor tradicional. O aspecto de qualidade menos analisado pelo consumidor, é seu valor nutritivo.
OPERAÇÕES DO PROCESSAMENTO DE FRUTAS
MATÉRIA-PRIMA
A matéria-prima para a elaboração de polpa ou néctar pode ser a fruta inteira perfeitamente selecionada quanto, a variedade, maturação, estado fitossanitário, sabor e aroma agradável, cor, etc. Por outro lado, também pode ser a matéria-prima descartada de uma linha de frutas em calda por exemplo, devido a seu tamanho estar fora do padrão desejado, trata-se daquele descarte perfeitamente aproveitável no processo de polpa ou néctar.