Relatorio Suco e Nectar de laranja
RELATÓRIO II
Alunos:
INTRODUÇÃO.
O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo, concentrando sua produção no estado de São Paulo, sendo responsável por 80% do comércio mundial de suco de laranja concentrado congelado. Cabe ressaltar a importância dos EUA nesse mercado, tendo o estado da Florida seu principal produtor (25%). Em quanto no Brasil o consumo de suco de laranja é de 2 litros por pessoa por ano, os EUA chegam a 25 litros, assim como na Espanha e em Portugal. Esse panorama faz com que a produção brasileira seja destinada à exportação ficando somente 3% do suco produzido no mercado interno.
O consumo de suco industrializado no Brasil é pequeno, quando comparado com as demais bebidas de importância comercial. Sendo que, apenas na década de 90, a indústria de sucos passou a dar importância ao potencial do mercado nacional, isto em virtude da estabilidade econômica e crescimento do poder aquisitivo dos brasileiros.
A indústria aposta ainda nas mudanças de hábito de consumidor, pois a cada dia aumenta a tendência do consumidor em adquirir produtos naturais e mais nutritivos. Isto reflete nas ações de informações e propagandas das empresas, que estão atentas ao mercado em ampla expansão e nos seus principais concorrentes, os refrigerantes de frutas e repositores e energéticos vendidos como sucos de frutas.
Além do suco (concentrado, integral e reconstituído), o néctar é outra opção de bebida à base de laranja. Por possuir menor teor de suco (ingrediente de maior custo), o preço final dos néctares é menor que os preços praticados de sucos integrais pasteurizados e sucos reconstituídos. Neste aspecto, os néctares vêm ganhando espaço entre os consumidores.
A legislação Brasileira define suco de laranja como sendo a bebida não fermentada e não diluída, obtida da parte comestível da laranja (Citrus sinesis), através de processo tecnológico adequado. O suco não poderá