Relatório de Química 2
RELATÓRIO: QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
Determinação do teor de açúcar em bebidas comerciais por densidade
Professor: ROGER GALLON
DEIVIDI DO MENGOTTI
JORDAN SOARES
HERNAN SANTANDER
ALEGRETE
2015
Figura 1 - Gráfico Porcentagem de Açúcar vs Densidade 5
Tabela 1 - Dados Obtidos 4
Tabela 2 - Teor de Açúcar das Bebidas 5
Equação 1 - Densidade da Mistura de Água com Açúcar 2
Equação 2 - Densidade do Refrigerante Guaraná 2
Equação 3 - Densidade Descria no Rótulo do Refrigerante Guaraná 6
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 OBJETIVO 1
3 PARTE EXPERIMENTAL 1
3.1 Procedimento 1
3.2 Métodos Dos Mínimos Quadrados 3
3.3 Materiais Utilizados 3
4 ANÁLISE DOS RESULTADOS 4
5 RESULTADOS OBTIDOS 6
6 CONCLUSÃO 6
7 REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Um assunto muito debatido e de grande importância atualmente é o aumento da obesidade infantil. Uma pesquisa recente desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e do Instituto da Criança do HC, mostra que um adolescente de 11 a 17 anos ingere cerca de 26 quilos de açúcar por ano apenas com consumo de bebidas – quase 45% a mais do que ele poderia consumir no período (18 quilos), considerando o açúcar presente em todo tipo de alimento, não apenas nas bebidas. O maior problema do consumo de açúcar na forma de bebidas é que ele passa despercebido. A quantidade de açúcar em um suco ou achocolatado é maior do que a sensação “doce”, e por isso são consumidas em excesso. (MARAVALHAS)
Se os consumidores fossem mais críticos, olhariam os rótulos das bebidas para verificar a quantidade de açúcar contida nestas, no entanto, resta saber se realmente as quantidades descritas nos rótulos é verídica.
2 OBJETIVO
O presente experimento, tem como objetivo determinar o teor de açúcar em bebidas comerciais, criando uma curva padrão com percentuais de teor de sacarose. Através da densidade conseguirmos determinar o teor de açúcar em algumas amostras de bebidas