Relatorio Quimica 2
EXPERIMENTAL
CORROSÃO
Objetivos
Conforme a apostila o objetivo da experiencia é realizar experimentos que evidenciassem as características e evidências da corrosão úmida do ferro.
Procedimento resultado e discussão um pedaço de palha de aço foi colocado no fundo de uma proveta e foi enchida de água, fazendo com que a água molhe a malha da palha de aço e se emborcou a proveta deixando o ar penetrar cerca de 10cm,e marcou-se o nível da água em 41 cm.
Uma semana depois percebeu-se variação na água que esta com um nível aproximado de 39cm tendo uma variação de 3cm.Essa variação ocorreu por causa da reação da palha de aço (Fe) com o
O2 atmosférico.
2Fe(s) + O2(g) + 2H2O(l) → 2Fe(OH)2(s)
3Fe(OH)2(s) +
1
O2(g) → 3H2O(l) + Fe3O4(s)
2
1 MolO2 ----22,4L
X Mol----2mL
X=8,9*10-5
Aproximadamente 8,9mols de O2 reagiram com o ferro formando 2Fe(OH)2(s) e Fe3O4(s) que são solidos fazendo com que a pressão atmosférica mudasse o nível da água. Verificou-se que a palha de aço oxidou e o nível de água subiu. Entretanto, com a rápida oxidação da palha o meio ficou deficiente em O2, logo, o O2 não é suficiente para oxidar completamente.
Corrosão Úmida do Ferro
Pegamos nove pequenos pregos de ferro, e os limpamos. Cada prego foi mergulhado em uma solução diferente para compararmos a natureza do meio. Para cada caso descrevemos o aspectos iniciais dos pregos e das soluções. Após uma semana, retiramos os pregos e os lavamos para que pudéssemos verificar se ocorreu corrosão.
Tubo 1: Prego mergulhado na água da torneira. Houve a formação de ferrugem, e formação de precipitado.
1
2Fe(OH)2(s)+ H2O(l) +
O2(g) → 2Fe(OH)3(s)
2
2Fe(OH)3(s) − 2 H 2O Fe2O3(s) . H2O(l)
→
Tubo 2: Prego mergulhado em HCl p.a. diluído (3 mol/L). Houve a formação de ferrugem, e formação de precipitado. Na presença de cloreto o corrosão é facilitada.
2Fe(OH)3(s)
−
2 H 2O
→
Fe2O3(s) . H2O(l)
2Fe(OH)3(s) + 6HCl(aq) → 2FeCl3(s) + 6H2O(l)
Tubo 3: Prego mergulhado em HCl p.a. diluído (6