Relatorio De Quimica 2
Defini-se mistura como a associação de duas ou mais substancias em porções arbitrarias, separáveis por meio mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes guarda em si todas as suas propriedades que lhe são inerentes.
A partir disso, podemos concluir que para saber se um composto é uma mistura ou apenas um componente, basta utilizar métodos de separação de misturas para verificar.
Estes métodos são chamados de análise imediata, sendo como dito, não alteram a natureza das substâncias. E para cada tipo de mistura existem vários métodos diferentes.
Em química, separações de misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Os métodos para que isso se concretize são muitos, filtração, destilação, decantação, separação magnética entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de mistura, que pode ser dividida basicamente entre homogênea e heterogênea. E também, cada método tem seu modo de separação, podendo ser de modo mecânico ou reacional químico.
OBJETIVO
Preparar misturas e em seguida testar as técnicas de separação.
MATERIAIS ULTILIZADOS
Colher de café;
Papel de filtro;
Becker de 200mL;
Pinça de madeira;
Tela de amianto;
Papel alumínio;
Funil de vidro médio;
Imã;
Erlenmeyer de 250mL;
Suporte universal;
Capsula de porcelana;
Pisseta;
Vidro de relógio;
Chapa de aquecimento;
Bastão de vidro.
REAGENTES ULTILIZADOS
Cloreto de sódio (NaCl)
Carvão ativado;
Limalha de ferro;
Sulfato de cobre (CuSO4)
Dióxido de manganês (MnO2)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1- Preparação da mistura nº1
1.a– colocou-se um Becker e em seguida misturou-se com um bastão de vidro as seguintes substancias já pesadas: