relatorio de quimica 2
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 2015/1
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL 1
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SUBSTÂNCIAS
LEONARDO MENEGON CIESLAK, MURILO ARALDI DIDONÉ E VICTOR MANOEL PASSAGLIA
ERECHIM, MAIO DE 2015
INTRODUÇÃO
A densidade é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
Densidade absoluta de uma substância é a razão entra a massa (m) e o volume (V) de tal substância. d = m/V
Densidade relativa de um material é a relação entre a densidade absoluta desse material e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e de líquidos, o padrão usualmente escolhido é o da densidade absoluta da água , medida a 4ºC, que é igual a 1,00g/mL.
O Chumbo (símbolo Pb) é um metal representativo de número atômico igual a 82 e massa atômica ponderada 207,2 u. Por causa das suas características atômicas, inclui-se no grupo dos metais pesados.
A gasolina é um combustível fóssil produzida a partir do petróleo. É formada, principalmente, por hidrocarbonetos. Porém, possui também em sua composição (em pequena quantidade): produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio.
Para determinar a densidade de líquidos deve-se usar picnômetros, que são pequenos balões volumétricos empregados para pesar e medir o volume de reduzidas quantidades de líquido. Os picnômetros possuem um pequeno orifício em sua tampa. Esse orifício dispensa o acerto do mecanismo, pois o líquido deve transbordar por ele, ficando o picnômetro totalmente cheio.
O objetivo desta experiência é determinar a densidade absoluta do sólido chumbo e do líquido gasolina.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e reagentes:
Balança
Amostras de chumbo
Béquer de 10 mL
Proveta de 50 mL
Água destilada
Amostras de gasolina
Procedimento:
A – determinação da densidade do chumbo;
-