Nectar
O teste de ordenação avalia três ou mais amostras, simultaneamente, ordenando-as em relação à intensidade de um atributo específico ou de sua preferência. Não quantifica o grau da diferença ou preferência entre amostras. Este teste pode ser aplicado para pré-seleção entre grande número de amostras. Uma série de três ou mais amostras codificadas aleatorizadas é apresentada ao julgador para que ordene em ordem crescente ou decrescente da intensidade do atributo específico ou mais preferido. O resultado é dado pela soma das ordens obtidas dos julgadores a cada uma das amostras. A avaliação estatística deve ser feita pelo teste de Friedman utilizando a tabela de Newell e MacFarlane para verificar se há ou não diferença significativa entre amostras. Se a diferença entre as somas das ordens for maior ou igual ao valor tabelado, conclui-se que existe diferença significativa entre as amostras ao nível de significância correspondente.
OBJETIVO
O objetivo deste estudo foi a avaliar um desempenho experimental para os testes discriminativos de ordenação com amostras, e analisar a preferência dos avaliadores,ou seja, a capacidade de ordenar as amostras quanto a doçura e acordo com a sua preferência,para estabelecer significância a algum nível de probabilidade.
MATERIAIS E MÉTODOS
Foram utilizados copos descartáveis de 50 mL,os quais continham três amostras de suco de gelatina,sendo que as amostras possuíam graduações diferentes de doçura. Os copos estavam identificados com códigos,compostos por três números diferentes. A seguir foi apresentado o modelo da ficha utilizada n teste são apresentadas simultaneamente três amostras codificadas,os provadores foram instruídos a começar a análise das amostras da esquerda para a direita e cabe ao julgador ordenar as amostras de acordo sua