Caracteristicas do Néctar
1. INTRODUÇÃO
Os beija-flores (aves Trochilidae) representam o grupo numericamente e ecologicamente dominante nas interações planta-animal na região Neotropical, onde desempenham um importante papel na polinização de diversas angiospermas (Mendonça & dos Anjos, 2005). Os beija-flores compõem uma das maiores famílias de aves exclusivas do continente Americano, com cerca de 330 espécies, 78 destas ocorrendo no Brasil (Leal et al., 2005), representando 10% das espécies da avifauna da América do Sul (Loss & Silva, 2005).
Estudos sobre os mecanismos da polinização vêm atraindo um grande número de botânicos e ecólogos (Barros 2001), enfatizando os aspectos de um grande número de plantas polinizadas por beija-flores (Webb, 1984).
As diferentes habilidades perceptivas dos polinizadores tem sido uma proposta como um dos fatores determinantes para a grande diversidade da coloração das flores em plantas tropicais. Os pássaros possuem uma capacidade de detectar diferentes comprimentos de onda, longos (vermelho; גּ= 625–740 nm), médios (amarelo; גּ= 565-590 nm) e curtos (azul; גּ= 455-492 nm), (Altshuler, 2003). E as plantas adaptadas à polinização por beija-flores apresentam características que estão incluídas na “síndrome de ornitofilia” (Abreu & Vieira, 2004). De acordo com esses autores, flores ornitófilas apresentam antese diurna, néctar muito abundante escondido na base do tubo floral, são horizontais ou pendentes, tubulares, de coloração vermelha, ou vermelha combinada com amarela e inodora (Abreu & Vieira, 2004).
Além disso, beija-flores com diferentes tamanhos de bico, tais como os curtos em Trochilinae, tendem a visitar principalmente flores com os respectivos comprimentos de corola, pois essas relações indicariam não apenas restrições físicas, mas também fisiológicas, uma vez que as flores de corolas maiores parecem produzir maior quantidade de