Suco e Nectar de Laranja
Originária do sul da Ásia e levada para a península ibérica pelos árabes, a laranja é uma das frutas mais apreciadas. Seu cultivo estendeu-se a todos os continentes. É o fruto da laranjeira, pertencente ao reino Plantae, ao gênero Citrus e à Família Rutaceae. É uma fruta arredondada, carnuda, de tamanho variável e formada por gomos de polpa sumarenta e doce. Apresenta grande variedade de formas, resultante do cultivo e da hibridação de diferentes espécies.
Além do uso como alimento, como fruto para consumo ao natural e suco, a laranja tem uma série de outras utilidades, como as da casca e da polpa, que servem para o preparo de produtos de confeitaria. O suco também se presta para elaboração de saborosos licores, vinho e vinagre de laranja. Da casca, são extraídos óleos essenciais para diversas finalidades.
Ela é uma das frutas mais procuradas em todo o mundo, não só pelos seus atributos sensoriais atrativos, mas também por seu valor nutricional. É uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), β-caroteno, flavonóides, pectina e vitaminas do complexo B. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, fósforo, magnésio, entre outros.
As laranjas são frutos não climatérios, ou seja, devem estar no estágio ótimo de amadurecimento à época da colheita. Para que apresentem melhor qualidade, devem se colhidos somente quando atingirem a composição desejável. Geralmente, os fatores determinantes são o conteúdo de açúcares e ácidos, bem como o volume de suco (CHITARRA; CHITARRA, 2005).
O Brasil é um dos maiores produtores de Laranja do mundo, sendo o Estado de São Paulo responsável por 70% da produção nacional. Mais de ¾ do volume de laranjas produzidos em São Paulo é destinado à extração de suco, que em sua maior parte é concentrado e congelado, sendo que aproximadamente 97% desse suco é exportado, tornando assim o país um dos maiores exportadores mundiais de suco de laranja com 53% de todo o suco de laranja produzido.