trabalho sobre imigração
“Novos imigrantes mudam o cenário do Rio Grande do Sul
Um novo processo migratório, formado sobretudo por africanos e caribenhos, começa a vingar no Rio Grande do Sul. Fogem da pobreza: no Brasil, podem ganhar até seis vezes mais do que no seu país de origem. O território gaúcho é um dos principais destinos de senegaleses e haitianos, principalmente o Interior, pois em Porto Alegre o custo de vida é mais alto, e a demanda por essa mão de obra, menor. Nas pequenas cidades, eles mudam o retrato da massa trabalhadora. Em Encantado, fundada por italianos, os migrantes negros já representam 2% da população – e 30% dos funcionários de um frigorífico da Dália Alimentos.”
Comentário: Podemos perceber por essa notícia como os estrangeiros estão buscando o Brasil para uma melhoria de vida, o que antigamente era o contrario. Muitos brasileiros foram para outros países em busca de algo melhor, mas agora percebemos a vinda de alguns imigrantes , sobretudo para o rio grande do sul.
NOTÍCIA 2:
“Mais de 500 imigrantes clandestinos resgatados no mar Egeu:
Até sábado à tarde, a guarda costeira grega resgatou 553 imigrantes e deteve seis traficantes, além de ter retirado do mar um cadáver de um homem que morreu devido a incêndio por motivos desconhecidos da barcaça em que navegava juntamente com outras 81 pessoas, a este da ilha de Tilos, no arquipélago de Dodecaneso.
Os conflitos no Iraque, na Síria, na Líbia e na Faixa de Gaza fizeram com que se intensifiquem os fluxos migratórios nas águas do mar Egeu.
A Grécia é uma das principais portas de entrada de imigrantes ilegais que pretendem chegar à Europa, viajando em embarcações irregulares nos meses de verão.”
Comentário: Percebemos que não é apenas a melhoria de vida que faz com que as pessoas saem de seus países de origem para outros. Um forte motivo para isso tem sido a guerra no Iraque, na Síria, na Líbia e na faixa de Gaza, as pessoas estão sendo ‘’obrigadas’’ a saírem de seus países por medo.
NOTÍCIA