migração
Imigração e emigração são palavras que descrevem o fluxo de indivíduos num país. A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros num país de forma temporária ou permanente e a emigração é a saída de indivíduos do país.
A emigração de portugueses no mundo:
Desde o século XII que os portugueses se começaram a espalhar pelo mundo. Primeiro fizeram-no pela Europa (Flandres, Inglaterra, França). A partir do século XV espalharam-se por
África, e depois pela América, a seguir pela Ásia e a Oceânia. Em todo o mundo fundaram milhares de cidades, criaram vários países ou estiveram na origem da sua independência, retirando dos mesmos imensos valores culturais, que ainda hoje nos enriquecem.
A maioria destes portugueses acabou por adoptar a nacionalidade dos países que escolheram para viver, apenas uma minoria regressou a Portugal. O que subsiste da sua presença em muitos lugares, são certos traços fisionómicos, nomes de famílias portuguesas e costumes cujo sentido há muito se perdeu no tempo. Apesar de tudo é espantoso que nos sítios mais distantes da terra, milhões de pessoas continuem a manter uma relação muito viva com a pátria dos seus antepassados.
Política de imigração dos países comunitários:
Qualquer Estado tem o direito de poder limitar a entrada de imigrantes no seu território. As diferentes leis sobre imigração estabelecem os critérios da sua entrada, assim como as sanções que serão aplicadas aos que não as cumprirem. Na União Europeia, as leis sobre imigração e asilo político variam muito de país para país, embora a tendência seja para a sua uniformização. A maioria dos países está a estabelecer um sistema de "quotas", assim como a estabelecer um processo de selecção dos imigrantes, nomeadamente através de prestação de "provas" pelos candidatos (conhecimento da língua, da cultura, etc.). A tendência é a crescente criar um sistema selectivo que privilegie a imigração de mão-de-obra qualificada,
à