Podologia
ONICOMICOSES
ONICOMICOSE
A Onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. Ocorrem através do solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras não esterilizados. As unhas mais afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
Esses fungos podem ser filamentosos chamados dermatófitos, fungos filamentosos não dermatófitos e leveduras como espécies de Candida.
Agentes patológicos:
Esta patologia pode ocorrer na matriz, no leito e na placa ungueal. sendo os de maior incidência: O T. rubrum; o T. mentagrophytes var. interdigitale e o E. Flococum.
- T. rubrum, é o maior invasor das unhas dos dedos dos pés;
- T. mentagrophytes var. interdigitale, é de causa menos freqüente, geralmente afeta apenas a unha do dedo polegar;
- E. flococum, é o de menor incidência.
Existe ainda, dois outros grupos de Dermatófitos envolvidos:
- LEVEDURAS: Espécie de Cândida (C. Albicans, C. Tropicalis e C. parapsilosis) e;
- MOFOS OU BOLOTES: Espécie de Aspergillus ( fumigatus; flavus e niger).
Esses fungos dermatófitos atuam sobre as camadas (semi) ou queratinizadas da epiderme, pêlos e unhas. Além de funcionar como porta de entrada para infecções disseminadas em pacientes imunocomprometidos, a onicomicose pode causar dor, desconforto, limitações físicas e ocupacionais freqüentemente sérias.
Classificação Clínica:
De acordo com a via de entrada do fungo, as unhas podem apresentar diferentes formas clínicas, geralmente classificadas de acordo com a localização, a extensão do comprometimento e a coloração. Existem quatro tipos de onicomicoses causadas por dermatófitos:
1. Onicomicose subungueal distal / lateral
2. Onicomicose subungueal próximal
3. Onicomicose superficial branca
4. Onicomicose distrófica total
1. Onicomicose Subungueal Distal