podologia
O termo podologia origina-se do grego arcaico, tendo por prefixo: PODO (pés) e o sufixo LOGO (tratamento, conhecimento, estudo).
Podologia é a disciplina que se dedica ao estudo e tratamento dos pés, do ponto de vista de sua anatomia e patologia.
Apesar de ser umas das mais antigas profissões, somente agora o podólogo vem ganhando espaço com a conscientização da importância dos pés.
Os pés, além de possibilitar a locomoção, mantêm também o equilíbrio e distribuem de maneira uniforme o peso do corpo quando em pé, no entanto estão sempre em desconforto, são eles que nos sustentam muitas vezes com calçados inadequados e sem receber a devida atenção.
O podólogo deve sempre buscar aprimoramento, para que possa fazer muito mais além de cuidar da estética dos pés, buscar também soluções para diversas Podoapatias visando o bem estar físico e mental.
ChiropodyAnálise de gravuras históricas encontradas em pirâmides egípcias mostram pessoas realizando procedimentos similares aos que os podólogos realizam na atualidade. Pesquisas históricas também demonstram atividades laborativas com a mesma similaridade na cultura romana da antiguidade. Como por exemplo, sabe-se que a esposa do imperador Nero sofria de uma enfermidade nos pés, que foi tratada por Cayus, um soldado romano que exercia a atividade de pedicuro. Este feito valeu ao soldado-pedicuro Cayus o título de “Calista”, denominação que os podólogos passaram a ter durante muitos séculos, até o final do século XX.
O período que compreende os séculos XVII, XVIII, XIX e XX foi muito importante para o Podólogo. Surgiram também vários renomados calistas,também conhecidos como quiropodistas (quiro: mão; pódos: pés – quiropodistas: aqueles que tratam pés e mãos) com isto vieram várias obras que elevaram a podologia.
Esta designação só foi usada muito tempo depois, sendo a forma como a profissão foi e é reconhecida nos dias de hoje.
Algumas citações importantes para a história da podologia:
1622