trabalho
PROJETO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
“O Boldo Malefícios e Benefícios”
Projeto apresentado à disciplina de Saúde Coletiva, 4º Período, noturno do curso de Bacharel em Biotecnologia da Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde da Universidade Tuiuti do Paraná.
Profª Ms: Elizabeth Hartog
CURITIBA
2011
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 2
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.1. HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL 4
2.2. ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA - ESF 7
3.O PROJETO 10
3.1. PÚBLICO ALVO 10
3.2 OBJETIVO GERAL 11
3.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 11
4.METODOLOGIA 11
5.AVALIAÇÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho trás uma visão geral sobre os conceitos da saúde coletiva, ressalta as melhorias que vêm sendo feitas nas políticas de saúde pública no decorrer das décadas até o atual sistema, o SUS (Sistema Único de Saúde). Faz parte das atividades da disciplina de Saúde Coletiva com o objetivo de dar início ao projeto de educação em saúde, o qual mostra a importância do trabalho interdisciplinar na saúde pública, levando saúde e informação à população.
De acordo com Buss (2000) a política pública é conceituada como sendo uma “resposta” do Estado diante de uma necessidade ou manifestação da população. As políticas públicas são implementadas e organizadas pelo Estado para enfrentar os problemas sociais, principalmente os de saúde. Assim em busca da qualidade da saúde no País em 1988 foi lançada uma nova formulação política dos serviços e ações de saúde: o SUS, esse sistema foi estabelecido como Sistema Único de Saúde, pois é organizado com as mesmas doutrinas e princípios em todo território nacional.
O crescente investimento e a preocupação com saúde populacional gerou a necessidade dos governos se reunirem para discutir os problemas e apresentar medidas visando melhorar ou sanar as problemáticas apresentadas. O que resultou nas várias cartas e conferências que discutem a promoção de