podologia
Quando citados trechos de documentos, a ortografia é a mesma da publicada nos documentos pesquisados.
Na pré-historia, os antecedentes pré-históricos dão indícios de que possivelmente a Podologia surgiu na pré-história (com a aparição dos primeiros). A partir disso, podemos deduzir que a Podologia surgiu a cerca de 5 milhões de anos, quando o homem ficou em posição ereta. Uma série de modificações em cadeia foi iniciada em todo o corpo a adaptação anatômica. As primeiras civilizações de que se têm foram as da China e do Egito. Foi quando o homem começou a caminhar. Com o passar dos tempos, os desnivelamentos e acidentes geográficos de terrenos afetaram extremidades inferiores, provocando malformações e infecções. Houve aí a necessidade de recorrer a práticas rudimentares para manter equilíbrio e facilitar a locomoção em condições seguras. A profissão foi batizada com diversos nomes no decorrer da história.
Em 54 DC, na época da perseguição ao Cristianismo, Cayus era soldado de Nero e calista oficial de sua esposa, Popea. Cayus devia realizar um trabalho de calista com eficácia nos pés de Popea, pois a mesma era conhecida como uma pessoa de péssimo humor junto a seus criados.
No Egito, há uma Pirâmide que reproduz um 'calista' tratando de um paciente. Os soldados romanos, ao voltarem dos campos de batalha, entregavam seus pés aos 'quitacallos'. Na França, no reinado de Luís XIV e Luís XV( Luiz XIV lançou o calçado de salto, e que o neto conservou e tem se nome, Luís XV ) a pedicuria começou a caráter próprio de profissão. Existiam 'quirópodos' exclusivos os reis e também havia um 'quirópodos' escritor, chamado de Rousselot, que editou uma obra