lixo or
São denominados lixos orgânicos os materiais que possuem origem biológica, como por exemplo, sementes, ossos e restos de alimentos orgânicos.
Muitas pessoas, infelizmente, descartam esses resíduos nas ruas, rios, ou lixões, uma prática que pode ameaçar a saúde pública, uma vez que esse material atrai ratos e baratas, além de exalar mau cheiro e favorecer o desenvolvimento de fungos e bactérias.
O correto é encaminhar o lixo orgânico para os centros de coleta ou ainda transformá-los em adubo através do processo de compostagem – um método favorável tanto ao meio ambiente, quanto ao solo que receberá um material bastante nutritivo.
Vale lembrar que embora existam usinas de compostagem, esse processo também pode ser realizado em casa.
O lixo orgânico ainda pode ser utilizado nas usinas termoelétricas para a produção de energia.
Lixo inorgânico
São classificados como lixo inorgânico os materiais produzidos pelo homem, como por exemplo, o plástico e o vidro.
É importantíssimo que a população separe esses materiais do lixo orgânico e os encaminhe aos centros de coleta para que sejam reciclados posteriormente.
Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que o lixo orgânico só pode ser reciclado desde que esteja limpo e seco, caso contrário não será aprovado no processo de triagem. Por isso, antes de colocarmos os materiais recicláveis nas lixeiras de coleta seletiva, por exemplo, precisamos higienizá-los. Resíduo orgânico
Na concepção técnica o lixo, deve ser visto e analisado sob o prisma biológico, assim lixo orgânico é todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais técnica e moderna, abordaríamos os resíduos sólidos, sendo seu componente biológico a matéria orgânica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos,folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeiras, etc.
Mesmo na atualidade esse tipo de lixo é