Edward Said - Origem do Terrorismo - Partes Importantes do Livro
Perguntas e partes importante
1 Os acontecimentos de 11 de setembro, em 2001, deixaram muitos americanos confusos e perplexos. Qual seria um bom ponto de partida para dar às pessoas algum entendimento quanto ao contexto e ambiente que teriam motivado os terroristas seqüestradores?
Falando como nova-iorquino, foi um evento terrível e chocante, planejado pra ser aterrorizante.
Foi resultado de muito planejamento, ideia até “brilhante”, com desejo implacável de fazer o mal.
Foi dirigido a símbolos: World Trade center, centro do capitalismo americano, e o Pentágono, centro da instituição militar americana.
Foi algo que falou por si só, fora do comum. Ele não teve a intenção de dar mensagem ou nenhuma parte de negociação.
Acho que siso se origina de uma longa dialética de envolvimento dos EUA no exterior que transpõe todo o século passado.
Envolvimento com questões do mundo islâmico, mudo do petróleo, no mundo árabe, no Oriente Médio. Todas essas áreas são consideradas essenciais aos interesses e segurança americana.
Isso gera o posicionamento dos EUA no golfo pérsico; a proteção de aliados como Israel, Arábia Saudita etc. – para os resistentes da área, é uma série de intenção dos EUA, pra proteger a maioria dos americanos ou eles simplesmente não tem consciência disso.
Entender que existem 2 mundos: 1. pessoas que vivem no ambiente; 2. pessoas que vivem nos EUA. Onde existe muito pouco em comum e nunca houve um contato direto.
EUA se protege devido a sua enorme distancia e local, incluindo o Oceano Atlântico, mediterrâneo e as simples dificuldades, também a língua e religião
Os EUA são vistos de duas formas bem distintas. PRIMEIRA FORMA: O EUA oficial, de armas e intervenções (como em 1953 derrubou o gov. Nacionalista de Mohammad Mossadegh no Irã; que se envolveu na guerra do golfo;