Alcalinidade da água
FÍSICO-QUÍMICAS
DA ÁGUA
Prof. Msc. Eduardo Santos Almeida
1
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA
pH
Dureza
Turbidez
Cloretos
Condutividade
Oxigênio Consumido
Cloro Residual
Acidez
Oxigênio Dissolvido
Alcalinidade
2
Medida da capacidade que a água tem em neutralizar
ALCALINIDADE
os ácidos, devido a presença de hidróxido, carbonato e bicarbonato que são íons com características básicas.
pH
Íons predominantes
> 10,5
OH- e CO32-
8,3 a 10,5
CO32- e HCO3-
4,4 a 8,3
Somente HCO3-
3
ALCALINIDADE
4
IMPORTÂNCIA NA DETERMINAÇÃO DA ALCALINIDADE
Em águas para tratamento permite uma definição mais correta na dosagem do agente coagulante. Al2(SO4)3.18 H2O + 6 HCO3- 2 Al(OH)3 + 6 CO2 + 18 H2O
+ 3 SO42-
Se a concentração de bicarbonato não for suficiente para que a reação de coagulação ocorra, o pH deve ser elevado usando-se, cal virgem (Ca(OH)2) ou carbonato se sódio (Na2CO3).
5
IMPORTÂNCIA NA DETERMINAÇÃO DA ALCALINIDADE
Valores muito elevados de alcalinidade são indesejáveis em uma água utilizada para fins industriais, uma vez que podem ocasionar problemas de formação de depósitos (incrustação).
Ca+2 + CO3-2 CaCO3
6
IMPORTÂNCIA NA DETERMINAÇÃO DA ALCALINIDADE
No tratamento de efluentes por microrganismos anaeróbicos. A alcalinidade expressa a capacidade de tamponamento do meio. As relações que existem entre os microrganismos e o pH são bastante estreitas, isto é, cada grupo de bactérias atua em uma faixa própria de pH.
7
PORTARIA DO MINISTÉRIO DA
SAÚDE Nº 2914 DE 12/12/2011
Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
Do ponto de vista sanitário a alcalinidade não tem significado relevante, mesmo para valores elevados (400 mg L-1 de CaCO3). No entanto as águas de alta alcalinidade são desagradáveis ao paladar e a associação com pH elevado,