Determinação da Alcalinidade da Água Mineral
5ª Prática:
Determinação da Alcalinidade da Água Mineral
Daniela Garcia
Jackeline Pedroso
Prof.: Márcio P. Pedroso
Química Analítica II - 25/06/13
Introdução
A presença dos íons hidróxido, carbonato e bicarbonato caracterizam a alcalinidade da água. A presença das três formas de alcalinidade numa mesma amostra não é possível, devido a ocorrência da reação química do íon bicarbonato com o íon hidróxido. Sabendo-se a concentração dos íons presentes é possível definir dosagens de agentes floculantes, fornecer informações sobre as características corrosivas ou incrustantes da água em análise. Em geral, os íons causadores de alcalinidade reagem com solução ácida, fazendo com que ocorra uma reação de neutralização.
Para determinação do ponto final da reação de neutralização é utilizado um indicador, sendo necessário levar em conta a faixa sua de pH para mudança de cor. A faixa de transição de pH, na maioria dos indicadores é de aproximadamente pKa ± 1.Através do Pka é possível também determinar a força do ácido, e sendo assim, quanto menor o PKa, mais fraco o ácido. Certas substâncias, que ocorrem naturalmente ou são sintéticas, possuem cores e estas estão relacionadas ao pH da solução na qual estão dissolvidas. Algumas dessas substâncias são utilizadas em titulações ácido-base a fim de indicar a acidez ou alcalinidade da água. São exemplos de indicadores o vermelho de metida, com faixa de transição de pH 4,2–6,3, e a fenolftaleína, com faixa de transição de pH 8,3–10,0, sendo a fenoftaleína um tipo de indicador ácido e o vermelho de metila básico.
A mudança de cor de determinados indicadores ácido-base não é de fácil visualização. Nesses casos, é possível obter uma mudança de coloração mais nítida por meio da adição de um corante orgânico ao indicador, sendo essas misturas classificadas como Indicadores Mistos. A adição de um corante não modifica a zona de transição de um indicador, resulta