Alcalinidade da água
ENGENHARIA CIVIL – CAMPUS MARINGÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
ALCALINIDADE
ACADÊMICOS:
BRUNO YOSHIOKA RA: 85637
GUSTAVO HENRIQUE RA: 81940
ROBERTA PAVÃO RA: 82774
RODOLFO BONAN RA: 83316
PROFESSOR: ALEXANDRE
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE
TURMA: B – 002 - 1º ANO
MARINGÁ, 2013
OBJETIVOS
Dosar a alcalinidade de uma água e determinar as espécies iônicas responsáveis pela mesma, a fim de decidir sobre a sua utilização.
RESUMO A prática realizada consiste em analisar duas amostras de água de diferentes origens. Utilizando equipamentos, foram aferidos os parâmetros de alcalinidade. Para isto foi necessário realizar titulações com diferentes indicadores ácido-base. Nos resultados experimentais constatou-se que a amostra 1 se mostrou mais apta para consumo humano do que a amostra 2.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A alcalinidade da água é a sua capacidade de neutralizar íons H+. A alcalinidade das águas naturais tem sua origem em sais de ácidos fracos e algumas bases fortes. Os principais sais de ácidos fracos existentes na água são os carbonatos e bicarbonatos que se formam a partir da dissolução do gás carbônico, conforme as Reações 01 e 02 e de minerais presentes nos solos e rochas por onde passa o corpo d’água, exemplificada na Reação 03.
CO2(g) + H2O(l) H+(aq) + HCO3-(aq) (BICARBONATOS) (01)
HCO3-(aq) + H2O(l) H+(aq) + CO3-2(aq) (CARBONATOS) (02)
CaCO3(mineral) Ca+2(aq) + CO3-2(aq) (03)
Outros sais de ácidos fracos que podem existir em menores quantidades nos corpos d’água são os boratos, fosfatos e silicatos etc. Uma parcela significativa da alcalinidade é originada nos sais