Determinação da alcalinidade em águas
Relatório de Aula Prática
Disciplina: Química Ambiental– Turma 2ºP
Professores: Edna/Etelvalto
Aluno: Bruna Capecce n°: 05
Aluno: Viviane Martins Baia nº34
Determinação de Alcalinidade de Águas
1.Introdução teórica Algumas impurezas contidas na água ,são capazes de reagir com ácidos, podendo neutralizar certa quantidade desses reagentes. Com isso podemos determinar uma característica da água, sua alcalinidade. Portanto, a alcalinidade da água e a sua capacidade quantitativa de neutralizar um ácido forte, até um determinado pH.
Essa alcalinidade é causada pela presença de bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos. A partir do pH da água, podemos identificar esses compostos:
- valores de pH acima de 9,4: hidróxidos e carbonatos (alcalinidade cáustica);
- valores de pH entre 8,3 e 9,4: carbonatos e bicarbonatos;
- valores de pH entre 4,4 e 8,3: apenas bicarbonatos.
A partir desses dados, é possível verificar que na maior parte a alcalinidade é devida a presença de bicarbonatos. Valores elevados como esse, podem estar associados a processos de decomposição de matéria orgânicos e alta taxa respiratória de micro-organismos.
Na aula pratica, a determinação de alcalinidade e verificação da sua forma se faz com ácido sulfúrico,utilizando indicadores fenolftaleína e metilorange, quais os pontos de viragem correspondem ao pH 8,3 e 4,9 , respectivamente. Com o indicador fenolftaleína será possível calcular a alcalinidade média e com o metilorange a alcalinidade mensurada, mais conhecida como alcalinidade total.
Uma água que possui alta alcalinidade apresenta valores acima de 2000 mg/L de CaCO3; uma água que possui baixa alcalinidade apresenta valores abaixo de 20 mg/L.
2.Objetivos
Determinar a alcalinidade total e às alcalinidades relativas a hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos em água.
3. Materiais e reagentes
|Vidraria / Equipamento |Quantidade |