poluição visual
Brief analysis of Anhanguera Avenue
Aura Luz Fernandez, Gabriel Noronha, Jefferson Leite, Marilia Costa, Ricardo Ribeiro
Breve analise da avenida Anhanguera, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Professor Antônio Oviedo, Departamento de Engenharia
Resumo
A poluição visual é um fator patente por ter um impacto imediato e não existir algum tipo de “filtro” ante este agente. É cada vez mais frequente ver na paisagem da cidade de Goiânia uma maior concentração de informação publicitária, em espaços e/ou intervalos cada vez menores, criando uma estimulação física e psicológica exagerada e inadequada na população.
Alguns dos enfoques principais em este informe são a categoria estética e a repercussão no espaço público. A poluição visual se refere ao abuso de alguns elementos “não arquitetônicos” que alteram, a estética urbana e que pode gerar um incitamento agressivo, simultâneo e constante.
Muitas vezes é pouco relevante ou é pouco conhecida por uma parte da população, já que os feitos não são imediatos ou não são perceptíveis. A sociedade moderna instala cada vez mais elementos ao território urbano, relacionado este como um “avanço” econômico ou estrutural urbano. Mas assim como os elementos urbanísticos vão crescendo ou aumentando, e aceitando isso como progresso, alguns problemas se manifestam tanto no espaço físico como na saúde das pessoas.
Palavras-chave:
Poluição visual, paisagem, estética urbana, espaço público.
Abstract Visual pollution is a pervasive factor to have an immediate impact and not be some kind of "filter" before this agent. It is increasingly common to see the landscape of the city of Goiania greater concentration of advertising information in space and / or time intervals smaller, creating an exaggerated and inappropriate physical and psychological stimulation in the population.
Some of the main focuses in this report are the aesthetic category and the impact on public space. The