Agronoma
Apresentação
A qualidade dos processos e produtos tem sido uma constante exigência do mercado consumidor. Diante deste contexto e dada a necessidade de atender ao segmento de produção de polpa de fruta congelada, ante aos novos conceitos de qualidade e às exigências do Ministério da Saúde, viabilizamos mais uma parceria entre a Embrapa Agroindústria Tropical e o SEBRAE/CE, através das ações específicas do Projeto de Apoio aos Municípios Cearenses Atingidos pela Seca, visando auxiliar o setor, na implantação e manutenção das medidas aqui descritas.
Estamos certos que este documento, ao apresentar diretrizes básicas para alcançar a garantia de qualidade dos processos e produtos, estará contribuindo efetivamente para a construção da competitividade desse agronegócio, procurando ainda, atender as necessidades e requerimentos tecnológicos dos agentes produtivos, bem como, contribuindo para o aprimoramento da qualidade exigida pelo consumidor.
1, Introdução
Polpa de fruta congelada é um produto que atende a vários segmentos do setor de alimentos, dentre eles podem ser destacados: sucos, confeitarias, sorvetes, balas e produtos lácteos (iogurtes).
A produção de polpa de fruta congelada vem se expandindo nos últimos anos, e o produto vem ganhando espaço no mercado interno e externo sinalizando a necessidade de melhoria e adequação aos padrões de qualidade. Diante do exposto, torna-se necessário alertar para a garantia da qualidade destes produtos, aplicando os conceitos de Boas Práticas de Fabricação / Good Manufacture Practices (BPF / GMPs). Estes procedimentos são recomendados pelo Codex Alimentarius e considerados como uma ferramenta eficiente na garantia da qualidade do produto final. A necessidade do constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos e a importância de compatibilizar a legislação nacional com base nos instrumentos harmonizados no Mercosul,