Processamento de polpas de frutas
Em virtude da grande variedade de frutas com sabores distintos e bastantes agradáveis, o comércio de polpa de frutas congeladas vem aumentando consideravelmente. A diversidade de produtos e a grande variedade de frutas vêm permitindo nos últimos anos um expressivo crescimento no comércio de polpa de frutas congeladas. O sucesso desse empreendimento está ligado, entre outros a fatores, como a simplicidade dos processos de produção, aliada aos aspectos de praticidade que o produto oferece para o preparo principalmente, de sucos, o que é representada pela forte demanda do mercado.
As pequenas fábricas de polpa de frutas têm-se demonstrado atrativas aos pequenos produtores rurais, por exigirem investimentos relativamente baixos e minimizarem as perdas de matéria-prima nos períodos de safra.
O reconhecimento da importância da atividade agro-industrial no processo de desenvolvimento econômico e social tem levado os formuladores de políticas públicas, a eleger o setor como prioritário para a promoção de investimentos em novos empreendimentos. De fato, sabe-se que a agroindústria é uma das principais geradoras de empregos diretos e indiretos por unidade de capital investido. Por outro lado, a típica orientação locacional para a fonte de matéria-prima faz com que a agroindústria contribua para aliviar o sério problema do êxodo rural, por gerar empregos diretos e indiretos no campo.
Definição e processamento de polpas de frutas
Polpa de fruta é o produto natural, obtido por esmagamento das partes comestíveis de frutas carnosas, maduras e frescas, por processos tecnológicos e sanitários adequados. A polpa de fruta congelada é um produto em expansão no mercado de sucos de frutas tropicais, cuja procura vem crescendo substancialmente. Entre as principais matérias-primas para atender a agroindústria de polpa, figuram as frutas tropicais com maior relevância: graviola, acerola, goiaba, abacaxi, maracujá, caju, manga, cajá, cupuaçu,