Agroindustria para o processamento de polpas de frutas
AGROINDUSTRIA PARA O PROCESSAMENTO DE POLPAS DE FRUTAS E SEUS IMPACTOS CAUSADOS NA REGIÃO DO NORDESTE E NORTE.
RIO BRANCO-AC FRANCISCA INÊS FERNANDES
AGROINDUSTRIA PARA O PROCESSAMENTO DE POLPAS DE FRUTAS E SEUS IMPACTOS CAUSADOS NA REGIÃO DO NORDESTE E NORTE.
Trabalho apresentado ao (Curso de Gestão Ambiental).
Da Unopar Universidade Norte do Paraná, para.
Disciplina Saúde e Meio Ambiente.
Prof.ª Heloisa de Camargo Tozato e
Ewerton de oliveira pires.
RIO BRANCO-AC 2013
INTRODUÇÃO
No Nordeste brasileiro, a agroindústria continua sendo uma atividade econômica, dinâmica e estratégica para o desenvolvimento sustentável do interior dos estados nordestinos, portanto, sendo objeto de prioridades das políticas e programas governamentais e dos investimentos privados.
Aliado a isso, as condições climáticas aptas para suprir com regularidade, qualidade e quantidade as demandas de frutas e hortaliças das agroindústrias de produtos elaborados ou matérias-primas semielaboradas destinadas à segunda transformação industrial, têm fundamentado as políticas de fomento à fruticultura e à horticultura.
É considerada a única região tropical semiárida no mundo dotada de elevadas Temperaturas ao longo de todo o ano (26ºC a 30ºC, em média) e de baixa umidade relativa do ar, resultando na menor incidência de pragas e doenças. A insolação média anual de 2.800 horas torna precoce a colheita, além de proporcionar um maior número de safras por ano para algumas espécies frutícolas (SANTOS; SANTOS, 2005). Por outro lado, a irrigação é usada para minimizar a irregularidade e má distribuição