Introdução ao estudo da psicologia
Não podemos abordar o termo aprender esquecendo-nos de mencionar o vocábulo ensino visto que, ensino e aprendizagem são duas vertentes que nos levam a um mesmo fim. Todavia, isso não exclui o fato de que é possível haver ensino sem aprendizagem. Alguns teóricos mais ortodoxos defendem essa concepção por não se importarem com a aprendizagem em função da desmotivação para o ensino e a falta de esperança pelo público para o qual ministram. É possível de igual modo, haver aprendizagem sem o ensino, pois existem seres humanos que são dotados de uma virtude que pode ser definida como autodidatismo isto é, pessoa cuja potencialidade intelectiva proporciona uma aprendizagem independente, sem a presença de um mestre. Outrossim, há os que aprendem além do que lhes é ensinado e outros que aprendem “apesar” do que lhes é ensinado. Precisamos de uma forma analítica levar em consideração dois vocábulos importantes no que se referem à aprendizagem, a saber:
• Apreender: Tomar conhecimento de, ficar sabendo; reter na memória, estudar.
• Apreender: Fazer apreensão de, tomar; entender compreender (Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa; Ed. Civilização Brasileira – 9ª Edição – 1951)
Esse método de ensino-aprendizagem¹ afirma Verônica Moraes Ferreira (Professora de Didática e Legislação do Ensino Religioso no Instituto de Desenvolvimento Econômico, Urbano Social), tem sido um meio de interação entre o mestre e seu aluno fazendo com que ambos alcancem satisfação, o mestre em termos de realização profissional e o aluno no que concerne à facilitação da compreensão de uma temática ou disciplina que antes se apresentava por um prisma complexo e desanimador.
¹ Aprendendo A Arte de Ensinar – Um material de auto aprendizagem, Ed. Verbete
Para ela, a aprendizagem, é toda a mudança de comportamento resultante da experiência sendo que para isso, os elementos que compõem o ato da comunicação devem ser bem desenvolvidos, ou seja, a relação entre emissor