Psicologias- uma introdução ao estudo de psicologia.
Parte 1
Caracterização da Psicologia
Capítulo 5- A PSICANÁLISE
Páginas: 91 a 110
SIGMUND FREUD SIGMUND FREUD
“Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica.” (pag. 91)
“Freud ousou colocar os “processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos.” (pag. 91)
“O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. Enquanto teoria, caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o Funcionamento da vida psíquica.” (pag. 91)
“A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como sonhos, as associações livres, os atos falhos.” (pag. 92)
“A Psicanálise também é um instrumento importante para a análise e compreensão de fenômenos sociais relevantes: as novas formas de sofrimento psíquico, o excesso de individualismo no mundo contemporâneo, a exacerbação da violência etc.” (pag. 92)
A GESTAÇÃO DA PSICANÁLISE
“Reler denominou método catártico o tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa. Esta liberação de afetos leva à eliminação dos sintomas.” (pag. 94)
A DESCOBERTA DO INCONSCIENTE
“A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou resistência.” (pag. 95)
“E chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e