PSICOLOGIAS UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA
RESUMO DO LIVRO:PSICOLOGIAS
UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA
Capítulo 1
Usamos o termo psicologia para várias situações do nosso dia a dia, porém, essa psicologia utilizada por nós não é a mesma utilizada pelos psicólogos, sendo aquela denominada de psicologia do senso comum.
O senso comum: conhecimento da realidade
A vida do cotidiano pode ser considerada como a vida por influência, é nesta que a vida flui, que as coisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade. Todos esses acontecimentos denunciam que estamos vivos. A ciência é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático. ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação — o que permite a construção do conhecimento científico sobre o real.
O conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano é chamado de senso comum
Senso comum: uma visão de mundo
O senso comum mistura e recicla saberes, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão-de-mundo
Áreas do conhecimento
Com o avanço da humanidade, somente os conhecimentos intuitivos não seriam suficientes para o homem dominar a Natureza.
Exemplos desses avanços da humanidade são os gregos, com Sócrates, Platão e Aristóteles que definiram a razão, e que a psyché seria o principio ativo de tudo o que é vivo. Na Idade Média Santo Agostinho dizia que a alma seria uma manifestação divina do homem e a sede do pensamento humano. No Renascimento muitas dúvidas surgiram, e, criou –se a necessidade da ciência enquanto produtora de verdades.
Psicologia Científica
A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente