Livro "Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia"
O capítulo 20, debatido em aula e escolhido para ser abordado no presente trabalho é “Adolescência: tornar-se jovem”. Nota-se primeiramente que o tema é apresentado no texto como um momento muito importante na vida da sociedade ocidental, pois é, teoricamente, a fase de transição da infância para a vida adulta, porém não existe uma definição precisa sobre ela. Ao relacionar esse momento da vida também com a questão cultural e socioeconômica, observa-se que de acordo com essas condições, este período pode ser mais longo ou mais curto.
É bastante claro que a fase da adolescência não existe tratando-se do desenvolvimento natural do homem. Mas na cultura ocidental, sendo esse exemplo contrário ao de outras realidades, existem os ‘adolescentes’. Uma etapa da vida constituída através da cultura que define o momento anterior à fase adulta, sendo, portanto, nesse período que se desenvolvem os diversos aspectos psicológicos tão característicos.
Afirma-se que a adolescência depende da relação entre o individuo e o campo social. No nosso caso, de “sociedade evoluída”, o jovem necessita teoricamente, de mais tempo para se preparar, adquirindo conhecimento necessário para ser capaz de enfrentar a vida adulta. Nesse tempo, de adolescência, espera-se que ele se encontre como indivíduo inserido numa sociedade, escolha sua profissão e através dela, o caminho que deverá seguir a partir do momento que deixar de ser adolescente. Todavia, mesmo em nossa cultura esse período não é igual para todos, visto que muitos jovens não concluem seus estudos e entram, logo cedo, para o mercado de trabalho.
Evidentemente, não é apenas o ingresso no mundo do trabalho que determina essa fase de transição para a vida adulta, as