Resenha do livro "Uma introdução ao Estudo da Psicologia"
Foi inaugurado em 1913 por John B. Watson, no artigo “Psicologia: Como os Behavioristas a vêem”. O termo behavior significa comportamento e pode ser também chamado de Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento.
Watson denominava o comportamento como um objeto observável da psicologia, no qual seus experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes ambientes e sujeitos. Além disso, ele buscava uma psicologia livre de conceitos que tivesse a capacidade de prever e controlar, apesar dos organismos se adaptarem aos seus ambientes pela formação de hábitos através de respostas a certos estímulos.
Hoje em dia, comportamento se configura por uma interação entre a ação do sujeito e o ambiente onde a ação se dá. Existem duas razões para explicar a adoção dos termos “resposta” (ação do sujeito) e “estímulo” (variáveis ambientais que interagem com o sujeito): Metodológica – método experimental e analítico que fizeram com que os experimentadores dividissem o objeto para investigação – e histórica – termos utilizados e popularizados, que foram mantidos devido à generalização.
A linha de estudo conhecida como Behaviorismo radical, elaborada por B.F. Skinner, se desenvolve por meio da análise experimental do comportamento, tendo como base a formulação do conceito de comportamento operante. O comportamento operante teve como base o comportamento respondente, que era na época a unidade básica de análise e se configurava como comportamento não-voluntário e incluía as respostas produzidas por estímulos antecedentes do ambiente, sendo elas condicionadas ou não. O desenvolvimento dessa teoria o levou a teorizar sobre o comportamento operante, que nada mais é do que todos os movimentos de um organismo que tem efeito e opera sobre o mundo, direta ou indiretamente.
O comportamento operante relaciona a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante. O comportamento é repetido e