Questões cap. 1 do livro: " uma introdução ao estudo de psicologia"
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor.
Ex.: abstração (no distanciamento e trabalho mental) que Newton teve de fazer para, partindo da fruta que caía da árvore (fato do cotidiano), formular a lei da gravidade (fato científico).
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso comum é o conhecimento que qualquer pessoa adquire ao longo da vida, é aquele conhecimento que não se aprofunda em pesquisas cientificas.
Ex.: quando uma pessoa atravessa uma avenida movimentada, Mesmo não dispondo de instrumentos, sabemos avaliar a distância e a velocidade de um veículo quando atravessamos a rua.
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
O senso comum sendo um tipo de saber, mais simplificado, mistura e reduz outros setores da produção do saber humano, essa junção de saberes produz uma espécie de visão de mundo.
4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
Quando utilizamos termos como “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico”, estamos usando termos definidos pela Psicologia científica.
5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum.
A arte abrange toda a sensibilidade do homem impressa no mundo através das artes plásticas, seja pintura, desenho, literatura, música, etc...
A religião abrange o conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios e princípios morais.
A filosofia preocupa-se com a origem e o significado da existência humana.
A ciência compõe-se do conjunto de conhecimento