Arquitetura fractal
Acadêmica: Carla Stedile
Professora: Tania Baier
Cálculo I
CCT- Centro de Ciências Tecnológicas
Arquitetura e Urbanismo-Terceiro semestre
Arquitetura Fractal
Blumenau, 21 de Maio de 2012.
Origem e Significado
Fractal é o nome ou termo criado para descrever toda estrutura geométrica não euclidiana de formas similares e repetitivas independente da escala. Muitas vezes é ouvido falar desse termo quando referentes áquelas imagens psicodélicas que nos causam uma pequena ilusão de ótica. Porém tal termo pode ser associado à
Arquitetura e Urbanismo também.
Com a sequencia de números na antiguidade, Fibonacci mostrou que a matemática define formas fractais que podem ser aplicadas em todo o universo. No entanto foi só depois da descoberta e do uso do computador que o conhecimento específico desse campo da geometria pode ser desenvolvido.
Se a Geometria Fractal podem definir formas aplicáveis ao universo, pode também definir forma de edificações e cidades inteiras. Sem saber, Frank Lloyd Wright aplicava este conceito em suas composições artísticas. A excelência de suas igrejas barrocas é resultado do uso dessa geometria.
Esse conceito ainda gera polêmicas entre arquitetos, matemáticos e pesquisadores da área. É aplicado constantemente em projetos arquitetônicos, e mesmo sendo apenas como experimento, gera bons e admiráveis resultados, também muito agradáveis ao olho humano. Como exemplo, pode ser citado o ‘Ninho de Pássaro’ da PTW archtects utilizado nas últimas olimpíadas.
O projeto baseia-se nas tramas e trançados de um ninho, trocando a tradicional palha por aço. Nota-se a repetição de formas geométricas.
Outro exemplo que também foi construído para sediar jogos das últimas olimpíadas foi o ‘Cubo D’água’. A estrutura básica se baseia em bolhas e, apesar de nenhuma ser igual à outra, todas seguem um mesmo padrão gerador.
A aplicação fractal na arquitetura, não estiliza apenas padrões