Arquitetura
Arquitetura e Urbanismo – Teoria de Projeto 2
Orientadora: Sandra
Aluna: Jordanna Caldas Gonçalves
FICHAMENTO
Texto 9: “DISPERSÃO E FRAGMENTAÇÃO”
IDÉIAS CHAVES DO TEXTO:
O texto é subdivido em duas partes. Em um primeiro momento o autor aborda o conceito da fragmentação utilizado como processo de criação na arquitetura, evidenciando alguns outros mecanismos de consciência do fragmento, como: estratégica de séries, o da montagem, o da colagem, o da sobreposição ou amontoamento, a dos complexos multifuncionais e o da dispersão dos objetos segregados e isolados. E por fim, em um segundo momento, o texto aborda, após o estudo da fragmentação, a conceituação do caos considerando como parâmetros três termos distintos: fractais, dobras e rizomas.
PALAVRAS CHAVE: fragmentação, realidade dos fragmentos, mecanismo de consciência do fragmento, caos, complexidade, pensamento pós-estruturalista.
QUESTÕES CENTRAIS E ARGUMENTOS.
• A postura da fragmentação refere-se à interpretação da arquitetura como linguagem, à busca de uma posição criativa conceitual em uma arquitetura sintática, cuja essência está em mostrar seus processos. • A criação através da fragmentação: foram as vanguardas artísticas que reinventaram e conceituaram esse mecanismo de composição, praticado por dadaístas, surrealistas e cubistas: a colagem do artista bricoleur (criar através da ensamblatura de fragmentos de procedência diversa, configurando uma nova criatura. • Colin Rowe e Fred Koetter, na Collage City, explica a proposta teórica de trabalhar urbanismo através fragmentação, ou seja, uma realidade dos fragmentos. • No texto são considerados seis mecanismos de consciência do fragmento: estratégica de séries, o da montagem, o da colagem, o da sobreposição ou amontoamento, a dos complexos multifuncioanais e o da dispersão dos objetos segregados e isolados. • ESTRATÉGIAS DE FRAGMENTAÇÃO: década de 1960, obras influenciadas