arquitetura pós moderna e contemporânea
1. Defina o conceito de pós-modernismo na arquitetura. Dê exemplos.
Para se entender o pós-modernismo, antes é preciso fazer um breve relato do que foi o modernismo. Uma das principais características dos modernos era a rejeição dos estilos históricos do passado, representada pela repulsa ao ornamento - "Ornamento é Crime". Tratava-se de uma arquitetura baseada na funcionalidade, onde objetivavam a criação de peças e espaços abstratos e geométricos. Dois outros aspectos do movimento moderno merecem menção: o primeiro definido pelo conceito de que “menos é mais” – “less is more”, frase cunhada pelo arquiteto Mies Van Der Rohe; e o segundo norteado pela ideia de que “a forma segue a função“ – “form follows function”.
No tocante ao pós-moderno na arquitetura, identificado cronologicamente na segunda metade do século XX, quando é possível observar uma série de novas propostas arquitetônicas, fica evidenciado o objetivo de estabelecer uma crítica à arquitetura moderna - assim se caracteriza o pós-modernismo, como uma contraposição aos pressupostos levantados pela arquitetura moderna, o estilo internacional e seus seguidores.
Dessas críticas, a partir dos anos 50 até os anos 80, do século XX, figuras como Robert Venturi e Michael Graves nos Estados Unidos, entre outros, tornam realidade um novo pensamento sobre a produção arquitetônica.
A cidade histórica foi reestudada em busca da reabilitação da escala humana no urbanismo. A cultura popular tornou-se inspiração para profissionais de arquitetura. Houve também a congregação entre o novo e o antigo, fusão convencionada como contextualismo histórico.
Dois exemplos de arquitetos que são considerados expoentes da arquitetura pós-modernista são: PETER EISENMAN e FRANK GEHRY. Segue a baixo um pouco dos seus trabalhos:
2. Defina o conceito de contemporâneo. Justifique.
Dentro da situação contemporânea de singularidade, complexidade, instabilidade e incertezas, encontradas no dia-a-dia de