arquitetura
A arquitetura moderna foi um reflexo tardio dos movimentos iluministas, baseada na poética maquinista e na produção em serie, teve um caráter elitista, criticava o uso de ornamentos alem disso foi um movimento anti-historicista, possivelmente a característica mais importante da arquitetura moderna.
Em 1956 ocorre a ultima reunião do CIAM, o racionalismo e o positivismo já não eram orientações fundamentais como em outros tempos, cada vez mais começaram a surgir criticas a arquitetura moderna ate quando foi visto que a arquitetura moderna não era a resposta que ate então se acreditava ser para os problemas da atualidade da época, então os princípios do modernismo foram colocados em questão e substituídos pelos seus inversos então, depois de uma decisão interna os modernistas foram divididos em 2 grupos, continuístas e os revisionistas, estes últimos foram responsáveis pelo pós-modernismo
Sinteticamente podemos dizer que a arquitetura contemporânea seria uma critica a arquitetura anterior, no caso a moderna, consistindo num movimento em constante modificação.
Principais estilos arquitetônicos contemporâneos.
- Desconstrutivismo: Designação proveniente da exposição organizada em 1988 por Philip Johnson, em Nova Iorque, com o nome de “Deconstructivist Architecture”, parte da confrontação entre oposições como estrutura/decoração, abstração/ figuração, figura/fundo, forma/função.
- Neo-Racionalismo: também conhecido como tendenza, foi a primeira manifestação do pós-modernismo na Europa. Foi a tentativa de posicionar a arquitetura contra o sistema de produção consumista, recusava o principio de que a forma seguia a função.
- Arquitetura Lúdica: foi uma maneira de criticar o fundamentalismo modernista. foi o principal motivo para o surgimento dessa arquitetura, ironizava o produtivismo tecnológico atual e a comercialização da arquitetura. Criava espaços imaginativos e ficcionais muitas vezes, brincando com os