Arquitetura
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO
PROFESSOR: Antonio Martins Da R. Junior
TURMA: N420 – 06
TRABALHO 01 DA NP1
ALAN PINHEIRO OLIVEIRA – 1410602
BEATRIZ GOMES VIDAL - 1410607
SETEMBRO DE 2014
A arquitetura é etimologicamente dividida em “arché”, que significa principal e
“tékton”, que quer dizer construção. Sinteticamente arquitetura seria construir aquilo que é de extrema importância ao ser humano: o abrigo. Seu sentido mudou com o tempo, passando a ser ligado à arte. Hoje, a arquitetura como conhecemos é responsável por tornar os ambientes em que vivemos não só visualmente agradáveis como também adaptáveis a intempéries, pessoas com necessidades especiais, usos diferentes etc. Para isso, a formação acadêmica do arquiteto, profissional do ramo da arquitetura, abrange as artes, a geografia, o conforto, a anatomia humana, o desenvolvimento das cidades entre outras áreas.
Antiga casa de Thomaz Pompeu de Souza Brasil Filho
Projeto de mobilidade urbana em Fortaleza
A arquitetura, porém, nunca se desenvolveu igualmente em todas as regiões do planeta, especialmente porque antes se fazia impossível tal acontecimento. Cada cultura e/ou região desenvolveu o aspecto arquitetônico de seu modo.
Muito do que sabemos sobre as sociedades e civilizações anteriores às nossas, o aprendemos pela observação e análise da arquitetura desses povos; conseguimos avaliar o conhecimento técnico, o grau da sensibilidade e suas crenças através do estudo de ruínas.
Mesmo isso mostrando a importância antropológica da arquitetura, antigamente se associava arquitetura apenas com arte. Acreditava-se que a função do arquiteto era apenas “embelezar” a estrutura muitas vezes já montada, o que limitava totalmente sua profissão.
Encarar a arquitetura como arte está correto, porém, considerá-la assim não significa aceitar apenas as obras-primas. Não é necessário ao