estudo de caso engenharia oceanica
R: A coesão interna está ligada à maneira como o projeto foi dividido, formando equipes altamente especializadas e interdependentes, porém com visões diferentes e objetivos concorrentes. Assim, surgiu uma diferenciação entre as equipes amparadas por gerentes assertivos, preocupados apenas com o interesse de sua seção. 2- Como você explica as causas do conflito entre as seções e os supervisores?
R: A auge do conflito, que já havia sido manifestado anteriormente, ocorreu a partir da vedação da entrada de qualquer pessoa no quarto andar, lugar onde a equipe C realizava suas atividades, levando à uma postura de reação ativa por parte dos gerentes das seções A e B perante o autoritarismo de Mario. No entanto, podemos dizer que um dos antecedentes do conflito está na interdependência de tarefas, já que enquanto uma equipe não terminar, a outra não pode começar, isso gera mais conflitos ligados a prazo de entrega de projeto e maneira como o projeto foi entregue para a equipe seguinte. Podemos dizer também que a forte especialização dos grupos, realizando tarefas diferentes, convivendo em partes diferentes do ambiente, criou a percepção de objetivos diferentes e talvez incompatíveis. 3 – Analise cada uma das possíveis soluções de Tomás e descreva as vantagens e desvantagens potenciais de cada uma delas. 3.1) Desvantagem: Pode causar insubordinação em relação a um novo supervisor, já que há um conflito manifestado entre as equipes. 3.2) Vantagem: A ação poderia levar os supervisores a cooperarem a fim de minimizar os conflitos entre os grupos.
Desvantagem: A pressão poderia atrapalhar o desempenho dos supervisores, já que se trata um projeto de alto custo estratégico e financeiro para a companhia. 3.3) Vantagem: Estimular a colaboração ao alinhar as ações dos supervisores aos objetivos da organização.
Desvantagem: O