Arquitetura
Milena Lima
ARQUITETURA E URBANISMO PÓS-MODERNOS
SÃO PAULO
SETEMBRO - 2014
ARQUITETURA E URBANISMO PÓS-MODERNOS
Trabalho apresentado ao Professor Dr. Antonio Carlos da F. Bragança Pinheiro da disciplina de Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos da turma do 8º Semestre noturno do curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.
UNICID
São Paulo - 2014
RESUMO
Alguns arquitetos começaram os questionamentos sobre as características do movimento moderno e a partir disso começou aparecer esta nova corrente arquitetônica. Algumas características desta nova fase da arquitetura são o hibridismo, a inclusividade, ambigüidade, complexidade e contradição. O objetivo das obras desse período era contrapor as obras do modernismo, e uma arquitetura muito polêmica que faz misturas de elementos arquitetônicos e instiga o observador a se posicionar a respeito.
A arquitetura pós-moderna é um termo genérico para designar uma série de novas propostas arquitetônicas onde o objetivo foi estabelecer a crítica à arquitetura moderna, à partir dos anos 60 até o início dos anos 90.Seu auge é associado à década de 80( e final da década de 70) em figuras como Robert Venturi,Philip Johnson e Michael Graves nos Estados Unidos,Aldo Rossi na Itália, e na Inglaterra James Stirling e Michael Wilford,entre outros. A arquitetura Pós-Moderna possui três vertentes: a Historicista, a Regionalista e a High-Tech. As duas primeiras se preocupam mais com os valores locais do que a última, a qual orienta-se pelo uso de materiais de alta tecnologia. A expressão pós-modernismo tentava identificar tudo o que vinha após o modernismo. No entanto,é difícil definir esse movimento,porque ele bebeu de todas as fontes arquitetônicas ocidentais,até mesmo do modernismo,apesar de renegá-lo em muitos aspectos. Atualmente a alta tecnologia fornece condições inesgotáveis para a criação de