RELATORIO
I - Objetivo.........................................................................................1
II - Resumo........................................................................................2
III - Introdução Teórica.......................................................................3
IV - Procedimento Experimental........................................................6
V - Resultados e Discussão...............................................................7
VI - Conclusão...................................................................................8
VII - Referências Bibliográficas..........................................................9
I – Objetivo
Coletar medidas diversas dos materiais em estudo (barra de alumínio e esfera) sobre as quais foi aplicada a teoria do erro utilizando régua e paquímetro em diferentes posições das dimensões do objeto, com a finalidade de calcular a área total e a densidade dos respectivos objetos.
II – Resumo
Quando se faz alguma medida, independentemente do instrumento utilizado, esta está sujeita a desvios, que podem ser minimizados por meio da Teoria dos Erros. Para se conseguir uma medição mais precisa, deve-se medir diversas vezes os objetos e fazer cálculos que aproximem o valor obtido do valor real. Foram feitas medidas de uma placa de alumínio e de uma esfera, utilizando régua milimetrada e paquímetro. Após a medição da placa, calcularam-se os desvios, a área total e a densidade; e para a esfera, os desvios e a densidade. Pôde ser notado que o paquímetro tem maior precisão.
III – Introdução Teórica
Na prática, nem mesmo o mais complexo dos equipamentos de medição está livre de apresentar erros ou desvios de medida. Tais erros, mesmo que imperceptíveis a olho nu ou até mesmo irrelevantes num primeiro momento, podem projetar situações incômodas