Educação ambiental
Foi na Tailândia, mais precisamente em Jontiem na década de 1990 que surge pela primeira vez a idéia da criação de um documento que fosse sistematizador e pudesse nortear a educação, bem como orientá-la para possíveis transformações. Em 1996 que a idéia da criação do PPP ganhou força e teve um marco importante, quando foi instituído como medida legal na LDB 9394/96, cuja importância foi ressaltada como forma de unir os seguimentos escolares, pais , professores, gestores e alunos por proporcionar que os mesmos articulem-se para o surgimento das transformações educacionais. (MESQUITA et al, 2009).
O Projeto político-pedagógico - PPP é um poderoso instrumento de organização escolar cuja dimensão mais que política é também contributiva para a formação de uma consciência coletiva de cidadania no ambiente da escola. (MESQUITA et al,2009).
As ações escolares tais como planejamento e consecução, devem ser construídas por familiares, professores, funcionários e demais membros que compõe a comunidade escolar, uma vez que tais pessoas contribuem seja de forma direta ou indireta destas ações. O Projeto Político Pedagógico escolar é parte fundamental da construção de tais ações, uma vez que pode agregar valores democráticos garantindo melhor eficiência funcional a escola.
Na visão de Veiga (1995, p. 22), "o projeto político pedagógico é entendido [...] como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Ou seja, essa organização, de acordo com a autora é compreendida por ser capaz de reduzir "os efeitos da divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico."
Vasconcelos (2004a, p.169) Define o Projeto Político Pedagógico :
É o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico