Polpa
[pic]
Equipe científica
Maria do Socorro Rocha Bastos
Men de Sá Moreira de Souza Filho
Terezinha Feitosa Machado
Maria Elisabeth Barros de Oliveira
Fernando Antônio Pinto de Abreu
Vanessa de Alencar Cunha
Apresentação
A qualidade dos processos e produtos tem sido uma constante exigência do mercado consumidor. Diante deste contexto e dada a necessidade de atender ao segmento de produção de polpa de fruta congelada, ante aos novos conceitos de qualidade e às exigências do Ministério da Saúde, viabilizamos mais uma parceria entre a Embrapa Agroindústria Tropical e o SEBRAE/CE, através das ações específicas do Projeto de Apoio aos Municípios Cearenses Atingidos pela Seca, visando auxiliar o setor, na implantação e manutenção das medidas aqui descritas.
Estamos certos que este documento, ao apresentar diretrizes básicas para alcançar a garantia de qualidade dos processos e produtos, estará contribuindo efetivamente para a construção da competitividade desse agronegócio, procurando ainda, atender as necessidades e requerimentos tecnológicos dos agentes produtivos, bem como, contribuindo para o aprimoramento da qualidade exigida pelo consumidor.
JOÃO PRATAGIL PEREIRA DE ARAÚJO FRANCISCO RÉGIS CAVALCANTE DIAS
Chefe - Geral Diretor Superintendente
Embrapa Agroindústria Tropical Sebrae/ce
1, Introdução
Polpa de fruta congelada é um produto que atende a vários segmentos do setor de alimentos, dentre eles podem ser destacados: sucos, confeitarias, sorvetes, balas e produtos lácteos (iogurtes).
A produção de polpa de fruta congelada vem se expandindo nos últimos anos, e o produto vem ganhando espaço no mercado interno e externo sinalizando a necessidade de melhoria e adequação aos padrões de qualidade. Diante do exposto, torna-se necessário alertar para a garantia da qualidade destes produtos, aplicando os conceitos de Boas Práticas de Fabricação / Good Manufacture Practices (BPF / GMPs).