Processamento da Beterraba
1. Introdução
O aumento da demanda por produtos minimamente processados vem aumentando no Brasil .
Dentre as hortaliças minimamente processadas no Brasil, a beterraba vem aumentando a sua importância.
As beterraba, são importantes fontes de substâncias antioxidantes para o ser humano , que previne algumas doenças e alguns tipos de tipos de cânceres.
Fluxograma do processamento da beterraba 2. Matéria-prima
Existem duas formas de semeadura, a primeira é a semeadura direta e a semeadura com transplantes de mudas. Na semeadura direta a colheita ocorre após 60-70 dias e a na semeadura de transplante a colheita ocorre de 90-100 dias após o plantio. Geralmente a colheita ocorre quando as raízes possui comprimento entre 6 a 8 cm de diâmetro. Porém para o processamento mínimo da beterraba e necessário atenção com beterrabas danificadas ou todo tipo de injuria.
3. Transporte e Seleção
O transporte geralmente ocorre em caminhões refrigerados para manter a qualidade e evitar proliferação de bactérias. As beterrabas passam por uma seleção para a retirada de beterrabas danificadas e doentes, além de neste processo há a retirada de sujeiras e outras impurezas que podem contaminar os produtos. Nesta faze e possível a retirada das partes da beterraba que não podem sem utilizado. Também se deve manter todas as ferramentas limpas e bem higienizadas para evitar contaminações .
4. Pré-lavagem:
Este é o nome dado ao processo que visa retirar as impurezas superficiais como torrões e insetos. É realizado com uma corrente de água, realizado logo após uma cuidadosa seleção das raízes.
5. Descascamento:
Esta etapa do processo pode ser realizada de forma química ou mecânica, ou até mesmo térmica. Porém no caso da beterraba, o mais indicado é realizar esta etapa de forma mecânica, a qual pode ser realizada com a mesma máquina utilizada para descascar batatas, a qual consiste em um disco de metal com estruturas que geram atrito, o qual é