cancer de pulmao
Segundo o controle de tabagismo (alt), revela que o Brasil gasta em torno de R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao cigarro. O estudo mostra que o tabagismo é responsável por 13% das mortes no país. Sendo 130 mil óbitos anuais, com 350 por dia.
Sendo um dos fatores que mais causam neoplasias pulmonares de forma silenciosa, tanto aos fumantes ativos quanto aos passivos, o tabagismo merece atenção, uma vês que são cada vez maior o numero de tabagistas no Brasil.
O câncer de pulmão é um tumor maligno que pode pegar desde a traqueia ate a periferia do pulmão. É caracterizado pela queda dos mecanismos de defesas naturais do pulmão, a partir de estímulos cancerígenos ao longo dos anos, levando ao crescimento desorganizado de células malignas.
Há vários subtipos de câncer de pulmão, os quais são determinados a partir da analise de uma amostra da lesão ao microscópio óptico por um patologista. Quase todos os casos de câncer de pulmão de não pequenas células, são devido ao tabagismo por um longo período de tempo. Existindo outros fatores de riscos importantes como: a inalação de agentes químicos poeira e poluição do ar, fumo passivo, a tuberculose e a doença pulmonar obstrutiva crônica com perda rápida de peso e apetite. Também podendo decorrer de fatores genéticos advindo do histórico familiar de câncer pulmonar na família.
Seus sintomas são facilmente confundidos com outras doenças comuns, como a gripe; tem como sintomas iniciais a tosse, a falta de ar, chiado no pulmão, presença de sangue no escarro e muitas dores no peito. Pode acontecer também do cliente não sentir nada na fase inicial
Pela ausência de sintomas, dificilmente o câncer de pulmão é diagnosticado em fase inicial, dessa forma consegue-se já em estagio avançado ou alocado em outros lugares. Exames de imagem periódicos podem auxiliar na detecção da doença no momento em que ainda pode ser possível o tratamento com