motivacao
Abraham H. Maslow
Resumo
A motivação é uma condição fundamental e indispensável para o alcance dos objetivos pessoais, do trabalho, das organizações e dos países. Porém, a motivação dos funcionários das empresas começou a se tornar um problema sério nos países desenvolvidos do Ocidente somente a partir da década de setenta e, portanto, não se trata de um problema tão antigo.
Conforme KONDO(1991),o problema da motivação torna-se mais difícil na medida em que o padrão de vida e o nível educacional das pessoas se elevam. Esta é uma das razões que muitos países com governos autoritários reduziram drasticamente o nível educacional .
O artigo está estruturado da seguinte maneira: conceitos básicos da teoria motivacional; revisão das principais teorias da motivação; apresentação da abordagem Fenomenológico-Existencial e suas concepções sobre autenticidade e motivação; e conclusão, onde sistematizamos nossos argumentos de como, ao longo da história, o homem tem sido esquecido em favor da ciência, da técnica, da sociedade e das organizações formais.
1. Introdução
Estamos na década do gerenciamento de processos e especialmente o meio ambiente se destaca a cada dia a medida que as pessoas, os gestores, comunidades e governos se conscientizam que a vida está acima de tudo e não subordinada a tudo.
O que isso significa para o campo de RH hoje? Especificamente, como nós podemos alcançar a inspiradora visão de Maslow de uma força de trabalho democrática e global, caracterizada por produtividade, sinergia, adaptabilidade e total realização? Quais novas abordagens psicológicas, métodos de avaliação e intervenções podem ser mais úteis? Ou, ao contrário, quais aspectos são simplesmente ilusões ou quimeras que nos estaremos