pinoquio as avessas
Relatório do li vro PINÒQUIO ÀS AVESSAS
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e teoria da aprendizagem, curso de Psicologia, 1o semestre, período diurno da Universidade Paulista, campus Chacara Santo Antonio.
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado tem como finalidade relacionar o conteúdo lido do livro Pinóquio às Avessas, do autor Rubem Alves, com as abordagens de ensino, tais como, abordagem tradicional, comportamental e humanista, presentes no livro. As abordagens do processo, da autora Maria da Graça Nicoletti Mizukami.
Rubem Alves ao escrever o livro, tem como referencia a famosa estória de Pinóquio, o boneco de pau que sonha em ser uma criança de verdade. No conto Pinóquio as Avessas, Felipe é uma criança normal, que adora pássaros, uma criança cheia de dúvidas, que espera ansiosamente a ida para escola para que respondam suas dúvidas. Mas ao ingressar na escola percebe que há um conteúdo programado e que suas questões pessoais e duvidas não são bem vistas pelos professores. Após insistir em perguntar sobre seu sonhado pássaro azul é diagnosticado com distúrbio de atenção “é quando a atenção está no lugar que o coração deseja e não no lugar onde o professor manda”. Felipe consegue se formar e ser bem sucedido em sua vida financeira porém tem consigo a vontade de saber o nome do pássaro azul, em um sonho uma fada lhe diz o nome, e assim o já adulto de cabelos branco, pode enfim ser feliz.
No livro Pinóquio às avessas, o autor aborda questões sobre as metodologias de ensino, ao contrário de Pinóquio que só vira uma criança de verdade (deixa de ser de madeira) quando frequenta a escola, Rubem Alves vai às avessas e coloca Felipe saindo da mesma um “robô” causando a reflexão que todos saem iguais deste determinado modelo de ensino; provoca uma reflexão de mudança em favor de uma educação que edificante, que preserve