Diretriz 2
Parte dos alimentos à base de cereais são consumidos na sua forma refinada a parte exterior do grão é removida, durante a moagem dos cereais, conservando o endosperma, composto principalmente de amido, que é posteriormente moído para a obtenção de farinhas brancas (refinadas)
Para que um grão seja considerado integral, é preciso que este esteja completo, ou seja, possua três camadas:
●
o farelo denominado comumente de casca que compõem a camada mais externa, é rico em fibra, vitamina B, proteína e minerais o endosperma, endosperma porção intermediária constitui uma excelente fonte de energia para o corpo, pois fornece carboidratos complexos e o gérmen, gérmen que é a semente que por sua vez, possui alta quantidade de minerais, vitaminas, antioxidantes e fitonutrientes (substâncias naturais, presentes nas plantas, que fazem bem ao organismo).
Amaranto: originário da
América do Sul e Central, contém alto teor de proteínas, e quantidades importantes de lisina.
O farelo de aveia tem um alto teor de fibras solúveis, que ajudam a baixar os níveis de colesterol no sangue.
Ainda proporciona um aproveitamento melhor da insulina, fator importante no emagrecimento. Arroz: Entre as suas variedades o arroz integral deve ser preferido ao grão polido, já que retém todos os seus minerais, vitaminas e fibras. O arroz integral de grão longo é leve e solto, e seu sabor aproxima-se mais ao sabor do arroz branco ao qual tantas pessoas estão habituadas. O arroz integral de grão curto tem uma textura mais grossa e um sabor mais acentuado; demora mais para cozinhar do que o arroz branco. O arroz integral é uma alimento rico em vitaminas do complexo B e proporciona ainda pequenas quantidades de cálcio e de fósforo. O arroz branco, sem as camadas exteriores do grão original, consiste principalmente em amido com um pouco de proteína.
Atualmente